Conferências

 

Abertura

 

Prof. Dr. Christian Delacroix (Instituto de História do Tempo Presente)

Historiador francês e militante político engajado, formou-se em Filosofia, História e Geografia na Universidade de Paris 1 – Panthéon Sorbonne. Estudante da prestigiosa Escola Normal Superior, dedicou-se ao ensino secundário entre 1977 e 1992. Foi professor do Instituto Universitário de Formação de Mestres, em Créteil de 1992 a 2003 e professor de História Contemporânea e Historiografia, de 2003 a 2014, na Universidade Paris-Leste Marne-la-Vallée (UPEM). Participou do Instituto de História do Tempo Presente e publicou diversos trabalhos nos campos da Teoria da História e da Historiografia.

Leia a entrevista do Prof. Dr. Christian Delacroix aos professores Marieta de Moraes Ferreira, Charlotte Riom e Renato Júnio Franco, publicada na Revista Brasileira de História, vol.32 no.64 São Paulo, Dez. 2012.

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882012000200017

 

Centenário da Revolução Russa

Prof. Dr. João Quartim de Moraes

Professor titular da Universidade Estadual de Campinas de 1982 a 2005, graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais e em Filosofia  pela  Universidade de São Paulo  em 1964.  Doutorou-se em Ciência Política na Fondation Nationale de Science Politique da Academia de Paris, em 1982. Desenvolveu pesquisas e publicou diversos artigos e livros em áreas  variadas, como história da filosofia antiga, teoria política, materialismo, marxismo e instituições brasileiras.

Leia artigo sobre "O mito do fracasso econômico da URSS", publicado na revista Crítica Marxista:

http://www.ifch.unicamp.br/criticamarxista/arquivos_biblioteca/comentario2016_08_03_15_11_14.pdf

E sobre "A grande virada de Lenin", também na Crítica Marxista:

http://www.ifch.unicamp.br/criticamarxista/arquivos_biblioteca/artigo27029Critica_Marxista_Texto_Completo_34.9-32.pdf

 

Encerramento

Profa. Dra. Liz Sevcenko (Universidade de Columbia)
Liz Sevcenko formou-se em História pela Universidade de Yale e possui um ABD em História pela Universidade de Nova York. Desenvolve projetos na área da História Pública, tendo sido uma das fundadoras da Coalizão Internacional de Sites de Consciência, rede que reúne historiadores preocupados em promover diálogos públicos sobre questões prementes do tempo presente. Editou volumes em diversos campos, como direitos humanos, herança cultural e justiça transicional. É professora do Instituto para o Estudo dos Direitos Humanos na Universidade de Colúmbia, Nova York.

Assista Liz Sevcenko e Bix Gabriel "Sites of Contention"
http://iuniv.tv/top/episode/eid/67366/pid/4087

Leia artigo sobre o projeto “Memória Pública de Guantânamo”, dirigido por Liz Sevcenko.
http://www.thedailybeast.com/articles/2013/05/26/new-project-features-guantanamo-s-long-past.html

 

 

 

 

 

Welcome to ladbrokes bonus codes information.